Sem categoria

Ar-condicionado do carro: 4 cuidados essenciais para um bom funcionamento

Por 22 de outubro de 2019 Nenhum Comentário
Ar-condicionado dO carro

O ar-condicionado do carro já deu problema? Pois saiba que esse tipo de acontecimento é bem comum. Entretanto, em grande parte das vezes a culpa é do usuário. 

Para evitar que isso aconteça com você, trouxemos aqui algumas dicas. Quatro cuidados simples que podem te ajudar a manter o bom funcionamento do seu aparelho. 

 

1. Cuidado com a recirculação do ar condicionado do carro 

Quando ativada, a recirculação do ar condicionado do carro serve para impedir a troca de ar do interior do carro com o ar do ambiente externo. Logo, se ela estiver ativada, os passageiros só respiram o ar do interior do carro. Só que isso, depois de um período de tempo, pode ser bem nocivo à saúde dos passageiros, já que liberamos gás carbônico na respiração.

Um ambiente com excesso desse gás não só é nocivo à saúde do ser humano: ele pode provocar sonolência no condutor, um dos maiores perigos na direção.

Então, deixe para ativar a recirculação apenas em momentos específicos. Quando passar por um lugar com um cheiro desagradável ou com muita fumaça, por exemplo. Fora isso, desative a tecla. 

2. Ligue o ar-condicionado do carro regularmente

Nada de deixar o ar-condicionado do carro desligado por vários dias. Lembre-se: ele deve ser ligado com regularidade para manter seu bom funcionamento.

Ele possui uma estrutura que otimiza seu funcionamento com o uso. Sendo assim, sem uso regular, o risco dele estragar é bem maior.

Por isso, o ideal é que ele seja ligado pelo menos uma vez por semana, por pelo menos 10 minutos.

3. Contrate a empresa certa para limpar o ar-condicionado do carro

Para fazer a limpeza correta do sistema, o ideal é contratar um serviço especializado. Nem todas as oficinas mecânicas realizam a limpeza sem eliminar a causa da sujeira ou mau cheiro. 

Por isso, busque se informar antecipadamente sobre o serviço. Em alguns casos, um empresa especializada em ar-condicionado pode ser a melhor alternativa.

 

4. Estacionou em área descoberta? Não ligue o ar assim que entrar no carro

O carro passou muito tempo estacionado em uma vaga descoberta? É só abrir a porta e receber o ar quente que a vontade de ligar o ar-condicionado do carro é instantânea, certo? Mas existe um “procedimento” de como fazer isso da melhor maneira:  

A primeira coisa a se fazer é abrir as portas e os vidros do carro para que o ar possa circular mais facilmente. Depois de alguns segundos, feche as portas.

Com os vidros ainda abertos, ligue o carro e comece a dirigir. Agora sim o ar-condicionado do carro poderá ser ligado tranquilamente.

Entretanto, mais algumas recomendações: só feche os vidros quando o clima no interior do carro estiver agradável. E se quiser que o ar resfrie mais rápido, direcione as saídas de ar para cima.  

Se você gostou deste texto, confira outros no nosso blog e descubra novas formas de cuidar do seu veículo!