Novidades

Como economizar combustível? Confira dicas simples e eficazes

Por 24 de maio de 2019 Nenhum Comentário

Totalmente necessário para quem tem um veículo, combustível sempre vai e volta nos principais assuntos dos condutores. Afinal, assim como todo gasto fixo, o aumento no valor acaba impactando o orçamento, sendo assim, é importante saber como economizar combustível.

É necessário estar atento e monitorar a performance do seu veículo. Apesar de muitos motoristas não considerarem que a sua maneira de conduzir o carro influencia nisso, alguns também esquecem de fazer algumas manutenções que poderiam colaborar com a economia de combustível.

Pensando nisso, resolvemos te dar algumas dicas sobre como economizar combustível de modo eficiente. Confira ao longo deste post!

 

Comece pelo básico: o combustível!

Como economizar combustível - frentista colocando gasolina no carro

Foto: Reprodução

Parece contraditório apontar outros fatores e começar a falar dos culpados pelo combustível não é? Apesar de não ser o principal vilão, gasolina e etanol adulterados prejudicam a leitura do sistema de injeção eletrônica. Com isso, acabam causando interferência na média de consumo.

Existem alguns sinais que tornam perceptível a presença do combustível adulterado. Falha na partida, a perda de potência do motor e a elevação de consumo são alguns dos sinais que podem te ajudar a identificar. Fique de olho!

 

Em relação ao carro

  • Vidros

Andar com ar condicionado é ótimo. Porém, andar com vidros abertos em épocas de temperatura amena são uma ótima alternativa para quem quer economizar. Entretanto, Parece simples, mas isso gera uma interferência positiva no consumo e na aerodinâmica, principalmente em velocidades acima de 70km/h.

  • Pneus

Utilize a pressão recomendada para o seu veículo pelo manual de instruções e confira a calibragem deles a cada 15 dias. O desalinhamento das rodas pode provocar maior resistência ao rolamento dos pneus.

  • Peso

Sim, até isso pode influenciar na forma de como economizar combustível no seu carro. Afinal, quanto mais pesado o o veículo estiver, maior será a exigência de desempenho. Consequentemente, maior será o seu consumo. Afinal, não é a toa que os fabricantes estão produzindo carros cada vez mais leves.

A remoção de itens supérfluos do carro pode ser uma ótima alternativa para conseguir economizar combustível. Substituir tapetes e tampão são algumas das iniciativas que você pode ter para diminuir o peso do veículo. Além disso, substitua outras peças que não interfiram na estrutura e desempenho do carro por outras mais leves.

 

Cuidados do motorista

  • Velocidade

Evite velocidades superiores às que são permitidas nas vias. Afinal, motoristas que conduzem de maneira mais suave gastam menos combustível com acelerações e frenagens gradativas. Acelerações bruscas e desnecessárias irão afetar muito a sua média de consumo.

  • Troca de marcha

Siga as indicações apresentadas no painel caso o seu veículo tenha o GSI (Indicador de Troca de Marchas). Além disso, evite esticar as marchas. Realize as trocas próximo aos 2.500 RPM (Rotações Por Minuto).

 

Como economizar combustível no trânsito?

Evite grandes rotações do motor e acelerações desnecessárias. Ao se aproximar de um sinal vermelho/amarelo diminua a velocidade até o momento de frear.

Agora é só pôr esses pontos em prática. Você certamente sentirá diferença no consumo, então não custa tentar! Ademais, outro momento muito importante que requer o dobro da sua atenção é a hora de pegar a estrada para viajar. Afinal, é extremamente necessário fazer as revisões que o seu veículo precisa.


Gostou do post? Tem muito mais dicas como essas no nosso blog. Não deixe de conferir!