Novidades

Como funciona o test drive? Veja dicas para tirar o máximo de proveito da experiência

Por 8 de fevereiro de 2019 Nenhum Comentário

Comprar um carro sem fazer um test drive antes pode lhe causar muita dor de cabeça. Saiba aqui como funciona esse procedimento e confira o que verificar durante o percurso.

Como funciona o test drive - Citroën C4 Cactus

Foto: Reprodução

O test drive é um momento importantíssimo para quem deseja comprar um veículo, seja ele novo ou seminovo. Afinal, não é só pesquisando em sites e revistas que você terá informações suficientes para saber se aquele é o carro ideal para seu uso. É no test drive  que você pode sentir, de fato, como é dirigir aquele carro e obter ainda mais informações para se assegurar na compra.

Só que há um problema: nem todo mundo sabe tirar o máximo de proveito dessa hora. Como consequência, é comum deixar passar algumas coisas despercebidas, e isso pode tornar a compra uma baita dor de cabeça a curto ou médio prazo. Por isso, para facilitar a sua vida, separamos alguns cuidados que você deve ter durante o test drive e um roteiro do que fazer enquanto estiver em um. Confira!

Cheque o conforto do veículo

Como funciona o test drive - Conforto dos bancos

Foto: Reprodução

O test drive começa antes mesmo de você percorrer o trajeto proposto pela concessionária. Por isso, verifique a ergonomia de cada um dos bancos, a usabilidade dos cintos de segurança e dos retrovisores, se há muita diferença na maciez dos bancos dianteiros para os traseiros e a facilidade de ajuste de cada um deles.

Além disso, veja se há espaço suficiente nos porta-malas e porta luvas para o uso que você pretende fazer deles. Afinal, esses itens podem estar incompatíveis com o que você necessita, e saber disso antes da compra certamente lhe poupará de se arrepender.

Avalie a dirigibilidade

Foto: Reprodução

Quando começar a fazer o test drive, verifique o nível de ruído do automóvel. Além disso, checar a força do motor, sua capacidade de frenagem e a estabilidade ao passar por curvas também é importante. Ademais, é interessante transitar por diversos tipos de estrada durante o test drive. Isso servirá para saber como a suspensão do veículo se comporta frente às adversidades das rodovias.

Por fim, coloque o ar condicionado no máximo e veja se a performance do veículo diminui. Isso pode acontecer, principalmente se o veículo possuir motor 1.0. Dessa forma, é viável conferir.

Faça perguntas

Como fazer um test drive - mulher dentro do carro com vendedor

Foto: Reprodução

O vendedor irá lhe acompanhar durante o percurso do test drive, que pode variar de um a dois quilômetros. Por isso, nesse trajeto, aproveite para fazer perguntas sobre o veículo. Procure saber quais são as funcionalidades que você pode encontrar no carro e confira o consumo de combustível por quilômetro rodado.

Confira se o consumo de gasolina feito no caminho é o mesmo que o informado pelo fabricante. Além disso, pergunte sobre revenda, disponibilidade e valor das peças. No fim, tudo que você conseguir de informação irá contar na hora de escolher o veículo.


Agora que você já sabe o que verificar enquanto faz um test drive, que tal agendar um Comfort Drive? Preencha o formulário ao lado e viva uma experiência que só um test drive de carros da Citroën pode oferecer. Além disso, compartilhe este texto com quem ainda tem dúvidas sobre essa parte do processo de compra do carro. Ademais, continue acompanhando nossas novidades preenchendo o formulário acima!