Novidades

Cuidados com o carro que você deve ter todos os meses

Por 31 de maio de 2019 Nenhum Comentário
Cuidados com o carro mensais - oficina Citroën

Assim como qualquer outro bem, você precisa ter uma série de cuidados com o carro para garantir o bom funcionamento de todos os componentes. Inclusive, isso é essencial para mantê-lo em perfeito estado por mais tempo.

Como você deve saber, existem pequenas manutenções, que são feitas diariamente, mas também as maiores, que precisam ser colocadas na agenda mensal. Por isso, neste post listamos alguns itens que devem ser avaliados mensalmente. Confira quais são eles e não deixe que passem batido!

 

Quais cuidados com o carro devo tomar?

Cuidados com o carro - mecânico fazendo manutenção de motor de carro

Foto: Reprodução

Pneus

Indispensáveis na estrutura e na segurança do veículo, os pneus são parte importante da revisão mensal. No caso de desgaste pode apresentar alinhamento e balanceamento irregular. Por exemplo: se você notar uma área maior de desgaste no centro da roda, é um sinal de que a pressão de calibragem está além do que é indicado pelo fabricante.

Caso esse desgaste esteja mais voltado para as laterais do pneu, a pressão está abaixo do que é recomendado. E estando em um lado interno ou externo, podem haver problemas de alinhamento da suspensão. Fique atento!

Além de evitar multas, a boa conservação dos pneus também pode contribuir para a economia de combustível.

 

Óleo

Os cuidados com o carro também se estendem à troca de óleo, e isso começa do local onde você pretende realizá-la. Eles precisam ser autorizados, afinal, um profissional especializado poderá te orientar e garantir a realização da manutenção de forma correta.

A troca de óleo nos prazos corretos pode prolongar a vida útil do seu motor e, além disso, pode contribuir com a economia de combustível e com o meio ambiente.

Quanto mais seu carro roda, mais frequentes deverão ser as trocas. Sendo assim, no momento da troca, lembre-se também de solicitar a verificação da direção hidráulica, da lubrificação dos rolamentos diferencial e transmissão. Esse é um dos cuidados com o carro que mais fazem a diferença.

 

Bateria

Um item indispensável para o funcionamento da partida do carro, a bateria é responsável por surpresas nos piores momentos. Mesmo que atualmente elas sejam seladas, deve-se estar sempre atento e realizando manutenções.

Verifique também se os contatos apresentam algum tipo de corrosão. Caso esteja, faça a limpeza com uma escova de aço. Além disso, no caso da tampa ser móvel, observe se o nível da água está acima das células, que devem permanecer submersas.

Os cabos também precisam de uma atenção especial. É necessário ficar de olho se eles estão bem presos aos contatos e caso estejam danificados devem ser substituídos imediatamente.

 

Freios

Outro item muito importante quando o assunto é segurança, é necessário averiguar o fluído de freio. Um sinal de que há vazamento é quando o pedal está abaixando. Se ele vem baixando muito depressa, significa que o líquido está com um nível abaixo do recomendado no reservatório. Nesse caso, realize a substituição ou a reparação das peças.  

No caso de não haver vazamento e a diminuição permanecer, ela pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e dos discos. Diante disso, solicite a verificação do freio de estacionamento também.

 

Correias

A cada 50.000 quilômetros rodados, é recomendada a substituição das correias dentadas. Afinal, elas são responsáveis por manter o sincronismo entre o eixo de comando de válvulas e a árvore de manivelas.

Além da quilometragem, é preciso estar atento também ao surgimento de rachaduras e diminuições na espessura. Afinal, a quebra de uma dessas correias pode ocasionar uma trava no motor. Consequentemente, isso compromete todos os outros componentes do veículo.

Viu só? Observando e cuidando desses pequenos pontos você irá contribuir com o funcionamento perfeito do seu automóvel, além de se livrar de grandes transtornos. Portanto, se você gostou desse artigo, provavelmente também irá curtir as dicas que demos em relação a revisão de carros antes de viagens longas.


Ademais, não deixe de acompanhar outras novidades como essa em nosso blog!