Novidades

Recém-habilitado? Confira 6 dicas para motoristas iniciantes valiosas 

Por 6 de agosto de 2019 Nenhum Comentário
Dicas para motoristas iniciantes - condutor com a mão no volante

A insegurança dos motoristas iniciantes é comum em qualquer área, mas não se engane! Até mesmo os mais experientes passam por isso em algumas situações. Então aos recém-habilitados: tranquilidade, vocês não estão sozinhos! Confie no que você aprendeu e aprenda a respeitar seu processo. 

Para começar, primeiramente é essencial manter a calma. Ficar nervoso só atrapalha as coisas e todos que te acompanham estão cientes que você está em processo de aprendizado. Além disso, por piores que sejam os primeiros comentários sobre seu modo de dirigir e as dicas dos “experientes”, busque priorizar aquilo que aprendeu e acredite no seu potencial. 

Além dessa dica, listamos mais 6 que certamente vão ajudar vocês, motorista iniciantes, a se habituar ao volante. Continue acompanhando e confira todas elas! 

Verifique se tudo está nos conformes antes de sair 

Tente evitar ao máximo surpresas desagradáveis com aquilo que está ao seu alcance. Para começar, certifique-se de que está portando seus documentos e os documentos do veículo. Confira se o veículo está adequado: água, óleo, combustível, alinhamento e pneus. 

Caso não esteja, procure regularizar assim que possível ou, a depender do caso, leve imediatamente a uma assistência. Afinal, mesmo que você esteja no começo da vida de motorista, sua carteira de motorista ainda não é definitiva! Por esses motivos, evite futuros problemas para os quais você talvez não esteja preparado.

Atenção a espelhos e retrovisores

A utilização correta dos espelhos e retrovisores são responsáveis pela sua visualização da estrada, diminuindo significativamente as chances de ocorrer um acidente. Ajustando os espelhos laterais de forma que seu carro não seja visível, parte do caminho se torna um ponto cego.

Caso estejam mal ajustados, você não conseguirá perceber um veículo na pista ao lado e pode não conseguir evitar possíveis problemas. Portanto, é imprescindível checar o posicionamento antes de sair com o carro.

Treine antes de enfrentar trânsito

Dirigir sempre com o seu carro e conhecer as características dele te ajuda a ter mais segurança na direção. Afinal, a prática o fará entender melhor seu funcionamento e como se portar em situações adversas. Rotas conhecidas também favorecem essa segurança, no entanto, como reagir quando isso não for possível? 

Quanto mais você se permitir a prática de outros destinos, maior será a sua experiência. Além disso, a melhor maneira de aprender e de se sentir seguro quanto ao seu desempenho é sendo constante na ação. 

No começo pode parecer difícil, mas aos poucos você vai pegando o jeito. Afinal, se você é um bom motorista na suas rotas, com certeza será nas outras. 

Nunca desça ladeiras em ponto morto

Essa é uma das dicas mais importantes, pois além de ser uma questão de segurança, também te fará economizar com combustível e ajudará a evitar problemas no carro. Afinal, quando não se tem muita prática, fica difícil ter a noção de estratégias que só a experiência traz. Deixar o carro em ponto morto durante descidas, como muitos dizem e até fazem, não necessariamente garante a economia do combustível. 

O que acontece, na verdade, é que deixando o veículo com a marcha sempre engatada e o liberando em ladeiras o sistema de injeção acaba cortando o combustível. E isso faz com que a economia aconteça.

Preste atenção nos sons do seu carro

Esteja atento aos sinais do seu carro, pois só dessa forma você poderá identificar problemas. Claro que motoristas experientes terão muito mais facilidade em notar esses problemas, no entanto você, motorista iniciante, também pode percebê-los. 

Só ouvindo os sons do carro é possível identificar falhas nos amortecedores, pneus com desgaste irregular, problemas no ar-condicionado, falta de água no radiador, tensão da correia dentada, suporte do motor quebrado, rolamento de roda danificado, falta de óleo na caixa da direção hidráulica e pastilhas de freio desgastadas. Viu só?

Pratique a direção defensiva 

Por você e pelos outros! A direção defensiva contribui tanto com a sua segurança quanto com a quem está ao seu redor. Para muitos motoristas acostumados a dar um “jeitinho” em diversas situações na direção pode parecer excesso de cuidado, mas não se engane! Ter cuidado é primordial e só vai contribuir com a sua segurança em conduzir o veículo.

 


Viu só? Não é tão difícil! Seguindo essas dicas ficará muito mais fácil para você, motorista iniciante, enfrentar a estrada. Se você gostou desse conteúdo pode conferir os outros em nosso blog. Tem várias outras dicas te esperando por lá!