Novidades

Direção hidráulica ou elétrica: quais são as diferenças entre elas?

Por 21 de junho de 2019 Nenhum Comentário
direção hidráulica ou elétrica

Tem detalhes que por mais simples que pareçam podem fazer uma grande diferença não é mesmo? E quando se fala em carros principalmente. Todos os detalhes fazem a diferença. Desse modo, tudo deve ser escolhido com atenção. Afinal, algumas peças podem comprometer toda estrutura ou funcionamento do veículo dependendo da sua importância. É exatamente esse o caso da direção! Direção hidráulica ou elétrica você sabe a diferença?

Pronto para entender melhor sobre isso? Nesse post iremos te explicar a diferença entre esses tipos de direção, confira abaixo!

Direção hidráulica

Ajudando a reduzir o esforço do motorista no uso do volante, a direção hidráulica é um sistema que funciona com a utilização de uma bomba hidráulica, para circular óleo na caixa de direção. Portanto, com esse processo, a lubrificação faz com que a direção fique até 80% mais leve que uma direção mecânica.

Tudo isso funciona da seguinte forma: Quando o motorista gira o volante, uma válvula libera óleo na caixa de direção, e a bomba circula o fluído hidráulico, movimentando o pistão. O pistão é o responsável por dividir a caixa de direção em duas câmaras. Além da bomba, a direção hidráulica também contém um reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Para que a bomba possa funcionar perfeitamente, ela exige da potência de motor e depende do seu funcionamento.

Vantagens

Diferente do que muita gente pensa, ambas, direção hidráulica ou elétrica, possibilitam que  volante se torne mais leve e ajudam o motorista a realizar as manobras. No caso da hidráulica ela oferece mais controle ao motorista, em comparação a direção elétrica.

Além disso, tem manutenção mais barata e ainda oferece melhor comunicação com o carro, possibilitando maior feedback da tração dos pneus e do peso do veículo.

Direção elétrica

Como já foi citado, esse tipo de direção também contribui com manobras e diminui o esforço do motorista para virar o volante. A diferença entre a direção hidráulica ou elétrica, é que a elétrica funciona independente do motor, através de um motor elétrico que é ativado quando é identifica que o volante está se movimentando por meio de sensores.

A força exercida pelo motor varia de acordo com a velocidade do veículo, que diminui quando o carro está em alta velocidade e aumenta durante a realização de manobras.

Vantagens

A direção elétrica é mais simples, exige menos do motor graças ao gerenciamento mais eficiente de energia do carro. Além disso, não necessita de acessórios mecânicos como mangueiras e correia. Se torna mais sustentável e exige menos manutenções porque não requer fluído hidráulico.

Por não exigir tanto esforço do motor, também se torna mais econômica quanto ao combustível e ainda apresenta melhor desempenho em diferentes velocidades se comparada a direção hidráulica.

Existe ainda um outro modelo que unifica esses dois tipos: é a direção eletro-hidráulica.

Ela funciona como um composto entre os dois sistemas. Acionando a bomba hidráulica por um motor elétrico independente, dispensando o motor próprio do carro como no caso da direção apenas hidráulica. Já quanto a manutenção, elas seguem o mesmo padrão necessitando de uma periodicidade.

 

Conseguiu entender melhor sobre direção hidráulica ou elétrica? Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a escolher o mais adequado para você. Se você gostou do post, pode acompanhar outros no nosso blog!