Novidades

Dirigir à noite: cuidados que você precisa ter para fazê-lo em segurança

Por 25 de junho de 2019 Nenhum Comentário

Quem vai dirigir à noite por necessidade ou gosto conhece as vantagens e desvantagens da prática. Além disso, deve saber também que economia de tempo e combustível dados por um trânsito menos carregado não substituem a segurança oferecida por uma viagem durante o dia.

Os acidentes de carro no Brasil somam, atualmente, o segundo lugar de mortes não naturais evitáveis. Se os percursos apresentam riscos de dia, à noite é ainda pior devido a baixa luminosidade.

No entanto, o escuro é só um dos motivos para a causa de acidentes. Sendo assim, decidimos apresentar nesse post alguns cuidados que você deve ter ao dirigir à noite. Confira nossas dicas!

 

Dirigir à noite sem manutenção, nem pensar!

Esse é um dos cuidados que devem ser prioridade, independente do horário da viagem. Afinal, se o seu carro não estiver devidamente preparado para isso, os riscos de gerar algum problema durante o percurso são ainda maiores. E não se trata só de riscos com o veículo: você também poderá ficar exposto a acidentes e assaltos, por exemplo.

Portanto, para que isso não aconteça, fique atento a itens básicos como a calibragem dos pneus, as condições do estepe, luzes, buzinas, retrovisores e até mesmo os níveis de água e combustível.  

 

Se está cansado, descanse!

Não é todo mundo que tem facilidade em trocar os turnos. Geralmente, as pessoas que precisam fazer isso passam por um processo de adaptação, onde o organismo se acostuma com a nova rotina. Então não adianta forçar, respeite o seu corpo!

Se você é uma pessoa diurna e aproveita o horário noturno apenas para descanso, é natural que ao praticar qualquer atividade nesse horário seu corpo esteja mais propício ao relaxamento e, consequentemente, a sentir sono. Dessa forma, dê preferência ao descanso e evite problemas! Muitas vezes, algumas horinhas de atraso podem garantir a chegada ao destino em segurança!

 

Diminua a velocidade

Como dito acima, algumas horinhas de atraso podem acabar te beneficiando, e claro, a pressa é inimiga da perfeição! Indo rápido demais as chances de desviar de algum problema ou evitar algum acidente são mínimas. Dessa forma você coloca em risco o seu percurso e o de outras pessoas, então muita calma!

Além da visibilidade baixa, você não sabe o que pode encontrar pela frente, então o ideal seria optar pela direção defensiva. Afinal, em qualquer turno, o trânsito sempre oferece riscos, muitas vezes inimagináveis. Portanto é preciso dirigir à noite e em qualquer hora do dia por si e pelos outros.

 

Mantenha a distância

Dirigir à noite - mulher na direção de carro

Foto: Reprodução

Seguindo o mesmo princípio, quanto mais próximo você estiver de outros veículos, menores serão as chances de desviar ou evitar algum problema, pois nesse horário seus reflexos estão mais lentos e o tempo de reação é menor.

Nesse caso, se possível busque dobrar o limite de distância que já é cobrado durante o dia, onde basta apenas enxergar as rodas traseiras do veículo que está a sua frente. No caso da direção à noite, o recomendado é que você também consiga ver boa parte do asfalto a sua frente e não só as rodas traseiras.

 

Cuidado com a iluminação

Por fim, e não menos importante, cuidado com a iluminação! Não só revisando seus faróis, como já foi citado no tópico sobre manutenção. Mas também desviando sua visão dos outros faróis, pois muitos veículos possuem alta iluminação mesmo sem acionar esse recurso. Caso entre em contato com seus olhos, pode afetar muito não só na visão como em seus reflexos.

Portanto, o recomendado é buscar sempre desviar o olhar para o lado direito da via, no sentido do acostamento. Além disso, evite o uso da luz alta quando outro veículo se aproxima.


Nesse post você viu dicas de alguns cuidados que você deve ter para dirigir à noite em segurança. Então, tome muita atenção na hora de pegar a estrada! Além disso, acompanhe outras dicas em nosso blog!