Novidades

Revisão de carros: saiba o que verificar antes de pegar a estrada

Por 21 de janeiro de 2019 Nenhum Comentário

Fazer uma boa revisão de carros é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros. Confira aqui quais itens do seu automóvel precisam ser checados

 

Viajar é uma maravilha, e a revisão de carros é algo que você precisa fazer antes de pegar a estrada. Entretanto, antes de viajar, é preciso fazer um planejamento prévio e, acima de tudo, revisar o seu carro. Nesse momento, uma dúvida que certamente irá surgir é: o que preciso verificar?

Por esse motivo, selecionamos os principais itens a serem checados antes de qualquer viagem, seja ela curta ou um pouco mais longa. Seguindo-as o percurso a ser feito ficará mais tranquilo e, principalmente, seguro. Confira!

 

Revisão de carros antecipada

Primeiramente, antes de qualquer coisa, não deixe para fazer uma revisão de quilometragem com apenas um ou dois dias de antecedência. Afinal, a distância recomendada para fazer o procedimento é de um ano ou 10 mil quilômetros rodados, o que acontecer primeiro. Por isso, seguir as recomendações da concessionária pode evitar dores de cabeça durante o percurso.

Para que tudo funcione nos conformes e não haja imprevistos, leve seu carro na oficina com pelo menos uma semana de antecedência. Isso garantirá que, caso alguma substituição de peça precise ser feita, haverá tempo hábil para que a troca seja feita. Além disso, é fundamental checar o óleo do motor e as palhetas do limpador de para-brisa.

 

Cheque os Itens de segurança

Situações de emergência podem acontecer mesmo quando o carro está em perfeitas condições antes de sair da garagem. Por isso, nunca esqueça de levar chave de roda, triângulo de sinalização e macaco. Além de auxiliar reparos emergenciais, não ter tais itens dentro do automóvel é uma infração gravíssima, sujeita a retirada de sete pontos da sua CNH.

 

Verifique a calibragem dos pneus

Além dos itens de segurança, verifique também se os quatro pneus do seu carro estão nos conformes. Caso tenha feito a revisão de seus carros com antecedência, verifique apenas se a calibragem está correta. Caso contrário, isso pode ser feito checando o TWI, que é o indicador de desgaste.

Ele fica na banda de rodagem e está presente em qualquer pneu. Para verificá-lo, coloque um palito de fósforo ou uma moeda de um real entre um dos sulcos do pneu.

Caso a fenda esteja menor que a área de pólvora do fósforo ou a parte dourada da moeda, significa que é preciso fazer uma troca. Inclusive, esse cuidado também é válido para o estepe.

 

Óleos, fluidos e amortecedores

Verificar o nível do óleo, o fluido dos freios e o líquido do radiador, além de checar o estado das correias, é fundamental para evitar problemas durante a viagem. Ademais, saber se a suspensão está nos conformes garante que a passagem por rodovias sinuosas seja mais tranquila.

Caso os amortecedores falhem, não será possível controlar as oscilações da carroceria. Consequentemente, o controle do carro tende a ser perdido principalmente em manobras bruscas. Isso é um fator grave de risco de acidentes. Dessa forma, checar esse item também é fundamental para a segurança em viagens.

 

Alinhamento e balanceamento

Outro ponto fundamental a ser visto antes de viajar é o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. Caso o volante esteja pendendo para um dos lados, é sinal de que ele precisa de manutenção. Além disso, se ele também estiver rígido, uma revisão em oficina deve ser feita com urgência.

Como os sinais do desalinhamento surgem principalmente quando o condutor atinge altas velocidades, se atentar a esses sinais irá garantir a segurança dos viajantes.

 

Faróis, luzes e setas

Por fim, itens como os as luzes dos faróis e das setas devem ser verificadas., pois isso pode ser feito dando uma volta no veículo ligado. Os limpadores do para-brisa e do vidro traseiro também precisam estar nos conformes. Afinal, além de ser uma atitude insegura, trafegar com um veículo que não está com suas luzes funcionando em conformidade com a legislação torna o condutor passível de multas.

 

Cuidado com vazamentos

Manchas de óleo no piso de onde o carro fica estacionado também é sinal de alerta. Tal indício significa que há vazamento de líquidos como água ou gasolina. É importante saber que vazamentos recentes não serão detectados pelo carro, por isso o local onde ele é guardado deve estar sempre limpo para que a identificação seja bem feita.

 

E quando voltar?

Logo após voltar de viagem, é importante fazer mais uma verificação. Os filtros de óleo, combustível e ar-condicionado devem ter acumulado sujeira no trajeto, portanto checá-los novamente é importante.


Entendeu por que fazer uma boa revisão de carros é importante? Além de garantir a segurança de quem está dirigindo e a dos passageiros, inspecionar seu carro também o mantém preservado. Isso é fundamental para quem deseja revende-lo após certo período ou continuar o utilizando por bastante tempo.

Portanto, na próxima viagem, não se esqueça de fazê-la. Para continuar acompanhando conteúdos como esse, cadastre-se em nossa newsletter no formulário acima e confira nossos seminovos!