Categoria

Sem categoria

Entendendo a CNH especial: o que é, quem tem direito e como tirar

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário
CNH especial

Foto: reprodução

A CNH especial é a Carteira Nacional de Habilitação, ou carteira de motorista como é popularmente conhecida, para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Ou seja, doenças que afetam a capacidade de dirigir dos condutores.

É importante que as pessoas estejam atentas a quais doenças são essas. Afinal, sem a CNH especial, mesmo os portadores dessas patologias (físicas, sensoriais e intelectuais) podem ser multados e até mesmo ter o direito de dirigir suspenso.

Com o porte desse documento, as adaptações e necessidades do condutor são descritas. Assim você recebe o direito a alguns benefícios como descontos na hora de comprar um veículo por exemplo. Deficiência física, deficiência visual, deficiência intelectual e autismo são exemplos das doenças que garantem a isenção de PCD (Pessoas Com Deficiência).

Quais são os critérios para conseguir os benefícios?

  • Tirar ou fazer a alteração da carteira de habilitação;

  • Requisitar a isenção de IPI;

  • Escolher o carro;

  • Requerer a isenção do ICMS por meio de carta;

  • Isenções de IPVA e rodízio e cartão para estacionar em vagas para deficiente.

Como tirar a CNH especial

Seguindo o mesmo processo de retirada de qualquer tipo de documento. No entanto, a diferença é que o condutor deve passar por um exame físico e psicotécnico minucioso realizados pelo Detran do estado. Inclusive, no site do Detran é disponibilizada uma lista de clínicas autorizadas pelo órgão para esses procedimentos.

Ademais, logo depois de passar pela aprovação dos médicos, ele precisará passar pelas aulas da autoescola também da mesma forma do processo tradicional. Porém, deverá ser acompanhado por um médico durante todo percurso para que seja avaliado se o veículo atende às necessidades do condutor.

Documentos necessários

  • Carteira de identidade (RG);

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Comprovante original de endereço (Conta de luz, água, telefone, celular e banco);

  • Duas fotos 3×4 coloridas com fundo branco.

Restrições

No campo de observações da carteira, todas as restrições são identificadas por letras que vão de A a Z. Cada uma tem um significado específico. Além disso, elas indicam o que é necessário para que que o condutor possa dirigir com segurança nas condições da deficiência apresentada.

Entretanto, as letras A, B e X por exemplo, não dão direito a isenção para a compra de um carro, então é importante estar por dentro do que cada letra representa. Antes a restrição era descrita por extenso, o que facilitava o entendimento para qualquer pessoa. No entanto, a indicação passou a vir em forma de código devido a uma alteração na lei.

Vale lembrar que não só o condutor que possui deficiência tem direito a esses benefícios, como também quem possui um representante legal que possa conduzir o veículo em seu lugar pode usufruir do direito.

Apenas no caso da total incapacidade de mobilidade, a retirada da CNH especial é impedida. Em casos que possam comprometer a própria segurança como também a segurança dos outros condutores e dos pedestres.


Então, passou a entender melhor os detalhes da CNH especial? Você também pode conferir as ofertas exclusivas para portadores de deficiência que a Peugeot oferece.

Segurança no trânsito: 8 dicas de como evitar assaltos e sequestros

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

A segurança em qualquer lugar é um assunto pertinente, e a pauta da vez é a segurança no trânsito! Acidentes e assaltos estão entre os maiores receios dos motoristas atualmente. Isso é resultado do constante crescimento da violência e dos descuidos no trânsito.

Embora esses problemas estejam além do nosso alcance e prevenção, não custa nada tomar cuidado. Por isso, listamos a seguir dicas simples, mas importantes, que podem te ajudar a se precaver e evitar situações como essas. Portanto fique atento!

 

Previna acidentes

  • Use o cinto de segurança: O cinto deve ser sua prioridade quando se pensa em segurança no trânsito, antes mesmo de ligar o carro. Dessa forma você evita esquecer e por consequência não utilizar o cinto. Ele pode prevenir danos sérios em acidentes e ainda te salva de uma multa!
  • Manutenção em dia: Se certifique de que o seu veículo está em bom estado, calibre os pneus de forma correta e fique atento ao período da sua troca de óleo. Esses são cuidados básicos que você deve se acostumar a ter. Além disso, conheça o seu carro e evite surpresas indesejáveis!
  • Esteja vigilante com os outros. Afinal, a sua segurança no trânsito também depende dele! Isso pode te ajudar a escapar de acidentes mesmo quando você não é responsável pelo erro. Além disso, a regra geral é que os veículos maiores cuidem dos menores e que todos cuidem dos pedestres, então atenção redobrada!
  • Respeite as regras básicas: sinalização, velocidade, cuidado com os cruzamentos, celular no trânsito, você já pode até estar cansado de ouvir mas isso não para de acontecer! Mesmo o mais cuidadoso dos condutores hora ou outra acaba deslizando nessas regras, então não se distraia!

 

Cuidado com os assaltos

  • Atenção: Esteja sempre observando o movimento ao seu redor (sem pânico!), apenas esteja atento a possíveis movimentações estranhas. Afinal, muitos motoristas acabam se distraindo no trânsito, e isso pode fazer de você um alvo fácil, tome cuidado!
  • Guarde seus bens: relógios, jóias e até mesmo o celular ficam expostos no trânsito e chamam atenção! Novamente, não há motivo para pânico. Basta deixar seus itens guardados e colocá-los em um local seguro ao chegar no seu destino.
  • Conheça seu trajeto: evite lugares desconhecidos que atrapalhem seu deslocamento preciso em situações perigosas. Conhecer o caminho a percorrer não diz respeito apenas a localização, mas também notícias do lugar e saber quais são as áreas vulneráveis. Lembre-se, sua segurança é mais importante!
  • Não se exponha: informações sobre a sua casa, trabalho ou família, vidros abertos e distrações na garagem também servem como iscas e podem causar um problema muito maior, portanto se preserve!
Segurança no trânsito: Cuidados no volante

Foto: Reprodução

Seguindo essas orientações você reduz riscos, tanto para seu carro quanto para os outros passageiros. Além disso, você pode ficar atento a muitas outras dicas, lembre-se sempre: prevenir é sempre a melhor solução para situações que não estão ao nosso alcance. Afinal, cuidado nunca é demais!

Caso essas informações tenham sido úteis, continue acompanhado nosso blog para receber mais orientações com essas. Para isso, basta preencher o formulário acima e se cadastrar em nossa newsletter!

Veja os carros mais fáceis e baratos de consertar de 2018

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Ranking CAR Group do Cesvi Brasil mostra domínio da Volkswagen, vencedora de sete das 11 categorias

 


2 / 11

Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo foi o vencedor na categoria hatch compacto com o mesmo índice 10 do Up


3 / 11

Volkswagen CrossUp TSI

A categoria Hatch Compacto Off-Road apontou o CrossUp! como modelo mais fácil e barato de reparar, também com índice 10

 


4 / 11

Volkswagen Saveiro CS

A Volkswagen Saveiro levou a melhor em duas categorias; a primeira foi de picape compacta cabine simples com índice 27

 


5 / 11

Volkswagen Saveiro CD

Na categoria Picape Compacta Cabine Dupla, a Volkswagen Saveiro CD levou a melhor com índice 28

 


6 / 11

Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus venceu a categoria de sedãs compactos com índice 10

 


7 / 11

Citroën C4 Lounge

Mesmo com um índice relativamente alto comparando com outras categorias, o Citroën C4 Lounge foi o campeão da categoria Sedãs Médios com 40 pontos

 


8 / 11

Citroën Aircross

O Aircross venceu a categoria Minivan Compacta obtendo um índice de 31 pontos

 


9 / 11

Volkswagen SpaceFox

Quase em extinção, a categoria de Station Wagon Compacta teve a Volkswagen SpaceFox como grande vencedora: 16 pontos

 


10 / 11

Peugeot 2008

O Peugeot 2008 superou vários rivais na categoria de Utilitário Esportivo com índice 31

 


11 / 11

Suzuki Jimny

O Suzuki Jimny levou a melhor na categoria de Utilitário Esportivo Off-Road com índice 31

 


1 / 11

Volkswagen Up!

A edição 2018 do Ranking Car Group (do CESVI Brasil) teve domínio da Volkswagen, vencedora de sete das 11 categorias; o melhor hatch compacto foi o Up! com índice 10 — quanto menor a nota, mais fácil e menor é o custo de reparabilidade do veículo.

 

Fonte: Uol Carros

Pelo quarto ano consecutivo, o motor a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech ganha o prêmio “Motor do Ano 2018” na sua categoria

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

Em Stuttgart, na Alemanha, o júri da 20ª edição do “International Engine of the Year Awards” atribuiu, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio do motor do ano ao motor a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech na categoria de 1l a 1.4l.

A família de motores a gasolina de 3 cilindros registra 210 patentes depositadas pelo Groupe PSA. A nova geração do motor PureTech apresenta melhorias em termos de desempenho, consumo e eficiência, possibilitando:

• Uma melhoria de 4% do consumo médio em relação à geração anterior.

• Uma melhoria da resposta do motor graças à otimização do turbo compressor (aumento do torque – 20% mais rápido a partir de 1.500 rpm).

• Uma redução de 75% das emissões de partículas graças ao filtro de partículas de gasolina (GPF), atendendo ao fator de conformidade RDE (Real Driving Emissions) de 1,5 fixado pela regulamentação europeia de 2020, com três anos de antecedência.

• Uma estrutura mais compacta para se adaptar à nova plataforma CMP dedicada aos carros urbanos, sedãs de médio porte e aos SUVs compactos.

Esta nova geração, lançada em 2017 no novo Peugeot 308, começa a equipar os veículos do Groupe PSA através de uma centena de aplicações em mais de 70 países. Essas motorizações estão em conformidade com a norma europeia Euro 6.d-temp e com a norma chinesa China 6b.

O motor de 3 cilindros PureTech é produzido atualmente nas fábricas da França (Française de Mécanique, em Douvrin, e Trémery, em Moselle) e na China (Xiang Yang).

Além de duplicar a capacidade de produção das fábricas francesas em 2018, as fábricas de Tychy, na Polônia, e de Szentgotthárd, na Hungria, também produzirão o motor PureTech a partir de 2019 e 2020, respectivamente.

Na ocasião, Alain Raposo, vice-presidente Sênior de Sistemas de Tração e Chassis do Groupe PSA, declarou: “Estamos orgulhosos em receber esse prestigioso prêmio pelo quarto ano consecutivo, o que demonstra a competência de nossas equipes de desenvolvimento. Esse motor equipa atualmente a maioria de nossos veículos e tem obtido muito sucesso junto aos nossos clientes. A competitividade e a eficiência de nossa gama de veículos a gasolina, e particularmente do nosso motor de 3 cilindros PureTech, são reconhecidos mundialmente”.

Expo Pajuçara Auto vai reunir supermáquinas e lançamentos no Maceió Shopping

Por | Sem categoria | Nenhum Comentário

O programa líder do segmento automotivo em Alagoas realiza a partir desta quinta-feira, dia 02, mais um evento exclusivo: 1ª Expo Pajuçara Auto. Durante quatro dias os visitantes poderão conferir de perto três lançamentos automotivos e três superesportivos exclusivos na praça de eventos 2 do Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras.

A exposição que faz parte das comemorações dos 8 anos do Pajuçara Auto na TV Pajuçara vai contar ainda com exposição de miniaturas e de carros antigos e modificados, que irão se revezar na área externa do shopping.

Entre os superesportivos presença já confirmada da única Lamborghini Huracán LP610-4 do estado, equipada com motor 5.2 V10 com 610 cavalos de potência.

Também serão expostos um Porsche Boxster 2.7 de 265cv de potência e o também conversível BMW 420i Cabrio 2.0 turbo de 184 cv.

A exposição também terá espaço para alguns dos últimos lançamentos da indústria automotiva. A La Cité Peugeot exibirá o cobiçado Peugeot 3008, o mais novo SUV da marca com muita tecnologia e segurança de série.

Já a Mangabeiras Veículos vai expor a versão mais completa da Tracker, o SUV médio da Chevrolet, bem completo.
E a Fiat Blumare vai expor a versão mais completa do Fiat Argo, a HGT. Lançado esse ano o Argo HGT foi o último lançamento da montadora.

Entrada Gratuita

A exposição vai acontecer de quinta a domingo na Praça de Eventos 2, no piso 1 do Maceió Shopping em frente às lojas Magazine Luiza e Renner. A entrada é gratuita. Além de tirar fotos e conhecer de perto os lançamentos, os visitantes podem tirar dúvidas e concorrer à prêmios postando as fotos nas redes sociais com a hashtag #ExpoPajuçaraAuto.

Apoio

A 1ª Expo Pajuçara Auto será realizado com o apoio dos seguintes parceiros:

  • Maceió Shopping
  • Pajuçara Sistema de Comunicação
  • La Cité Peugeot
  • Mangabeiras Veículos
  • Fiat Blumare
  • Artecores Comunicação Visual
  • Open Box
  • Miniaturas Maceió
  • Downstairscrew Car Club
  • Clube do Automóvel Antigo de Alagoas
  • Clube do Fusca e Antigos
  • DryCar
  • Hotparts
  • Elite Recuperadora
  • Exclusivos Alagoas
  • Itawi Albuquerque Fotografia
  • Script Vídeo

 

Fonte: Pajuçara Auto