Cadeirinhas para carro: quais são as ideais para cada idade da criança?

Por 17 de outubro de 2019Novidades
Cadeirinhas para carro

Você sabe que viajar em segurança é fundamental, mas quem tem criança pequena precisa ter cuidado redobrado. Nesse cenário, as cadeirinhas para carro estão entre os itens indispensáveis quando se fala tanto em segurança quanto em conforto. 

Quando a norma a respeito do uso da cadeirinha não é seguida, o condutor pode levar multas ou pior: ter sua CNH suspensa. Entretanto, o maior mal pode acontecer aos seus filhos. Por isso, entender qual cadeirinha para carro é a correta para cada idade da criança é fundamental. 

Por isso, listamos todas elas e suas especificações para ajudar na hora da compra. Confira quais são e dê o máximo de proteção aos seus filhotes! 

0 a 1 ano: Bebê conforto

O bebê conforto está mais ligado ao peso da criança que necessariamente a idade. A média de capacidade é para uma criança de até 13kg. Esse peso é equivalente a crianças de 1 a 2 anos. Além disso, pode variar por diversas razões, de acordo com o desenvolvimento da criança. 

Quanto ao uso, a cadeirinha é colocada do lado contrário à direção do carro. Isso levando em conta que o bebê ainda não tem estrutura cervical para aguentar o impacto de uma batida em caso de colisão frontal.

1 a 4 anos: Poltronas reversíveis

Ainda nos primeiros anos, crianças acima dos 13 kg devem ser colocadas em poltronas reversíveis. Esse tipo, além de dar maior liberdade, também oferece facilidade de uso. Além disso, até contribui com o bolso dos pais, já que passam um período maior com o item. 

Diferente do bebê conforto, a partir desse modelo a criança já pode ficar virada para o lado da direção do veículo. No entanto, é necessário que esteja pesando entre 9 e 25kg. 

5 a 7 anos: Assento de elevação

Também conhecidos como “boosters”, eles são uma espécie de poltronas elevadas que permitem à criança alcançar o tamanho certo para usar o cinto de segurança do automóvel. Por essa razão, é importante destacar que diferente dos outros modelos, esse assentos não possuem cinto de segurança próprio. 

Um diferencial nesse modelo de cadeirinha para carro é que eles possuem suporte para a cabeça, que ajuda a evitar danos graves ao pescoço e à medula espinhal, em caso de acidentes. 

7 a 10 anos: Banco traseiro

A partir dos 7 anos ou quando a criança alcança a estatura de 1.45 metros, o uso da cadeirinha passa a não possuir obrigatoriedade. No entanto, a criança deve continuar no banco traseiro. Apenas aos 10 anos, é permitido pela lei, que a criança passe a ocupar o banco da frente. 

Agora que você já sabe qual é o modelo ideal de cadeirinhas para carro de acordo com a idade de cada criança, fique atento também aos procedimentos de instalação corretos nos diferentes modelos de automóvel. 

Além disso, para os pais que consideram a compra de diferentes modelos incômodo, existem cadeirinhas para carro que podem ser usadas em mais de uma faixa etária. O importante mesmo é não deixar a segurança e o conforto do seu filho de lado! 


Para acompanhar mais conteúdos como esse e mais uma variedade de dicas do universo automotivo, acompanhe nosso blog!

Deixe uma resposta