Câmbio automático: 3 dicas para consumir menos combustível

Por 21 de setembro de 2019Novidades
câmbio automático - painel de carro peugeot

Com um sistema de transmissão que possibilita a seleção e troca de marchas sem ser necessária a atuação de um condutor, os veículos com câmbio automático oferecem conforto e praticidade. 

Os desejados carros com câmbio automático fazem sucesso e muitos brasileiros já optaram por essa alternativa. Ainda assim, algumas dúvidas costumam surgir quando se fala sobre esse tipo de transmissão, sendo uma delas o consumo de combustível. 

Então, selecionamos abaixo três dicas sobre medidas que podem ser tomadas para que menos combustível seja gasto. 

 

Carros com câmbio automático consomem mais combustível?

Entre mitos e verdades sobre o assunto, pode-se dizer que, em geral, carros com câmbio automático consomem mais combustível. Entretanto, os modelos mais recentes melhoraram essa desvantagem. 

Os veículos antigos, com transmissões de três marchas, consomem mais combustível que suas versões manuais. Porém, nos veículos mais modernos essa troca é feita em frações de segundos. Isso faz com que a força do motor seja melhor aproveitada e haja mais economia. 

O resultado é que alguns veículos com câmbio automático se tornaram mais econômicos que suas versões manuais. 

 

1. Evite dirigir em alta velocidade

Fazer ultrapassagens ou acelerar o carro rapidamente exige mais do motor, o que pode aumentar o gasto de combustível. Portanto, mantenha velocidade constante e evite mudanças bruscas com frequência.

 

2. Deixe a marcha do carro na posição correta

Ao contrário do que muitos pensam, colocar o carro na alavanca N (neutro), em paradas, não faz com que ele gaste menos combustível. E ainda pode gerar um desgaste no câmbio. 

Fora isso, os veículos mais modernos já possuem a opção do “start-stop”. Ela serve para desligar o motor em paradas demoradas, poupando combustível sem precisar mudar a marcha. 

Essa, portanto, é a melhor opção para quem quer economizar. No caso das paradas longas, o melhor a fazer é colocar o carro em P (parking); esse modo ativa uma trava mecânica que impede a movimentação do carro.

 

3. Fique atento ao óleo da caixa automática

O chamado ATF, ou fluido de transmissão automática, é específico para esse tipo de câmbio. Ele serve para evitar o desgaste das engrenagens, além de possuir outras funcionalidades. Se usados corretamente, os ATFs ajudam os carros com câmbio automático a consumirem menos combustível. 

Tomando esses e outros cuidados, você ajuda a prolongar a vida útil do seu veículo. Além disso, essas atitudes certamente trarão mais economia para o seu bolso.

 

Caso você tenha curtido esse artigo, consulte os outros que estão disponíveis em nosso blog e assine a newsletter para conferir mais novidades!

Deixe uma resposta