Percebeu seu carro fazendo barulho? Aprenda a identificar os motivos!

Por 17 de dezembro de 2019Novidades
carro fazendo barulho

Conhecer o seu carro e identificar os sinais de problema fazem toda a diferença na hora de conduzi-lo. Além disso, também contribui na prevenção de prejuízos maiores no funcionamento do veículo. Sendo assim, se perceber seu carro fazendo barulho, Fatores internos e externos podem estar causando esses ruídos.

Você consegue reconhecer barulhos anormais no seu carro? Ainda que você tenha uma oficina ou mecanico da sua confiança, saber identificar esses ruídos contribuem significativamente na hora da manutenção.

Por isso, neste post iremos te ajudar a identificar e entender os principais sinais de seu carro fazendo barulho. Acompanhe abaixo! 

Barulho nos pneus

Pneus apresentando ruídos, mesmo quando em baixa velocidade, podem indicar dois problemas: tanto o desgaste quanto o desalinhamento.

No caso de desalinhamento, é possível perceber o ruído ao fazer curvas. Caso não seja resolvido, esse problema pode comprometer a estabilidade do veículo. Já quando se trata de desgaste de algum pneu, o barulho pode ser identificado também em situações como essa, porém o barulho é mais localizado. 

Barulho nos freios 

Outro barulho que resulta do desgaste acontece nos freios, e esse o principal indicador de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas. O barulho é facilmente percebido e costuma ser alto.

Caso não seja resolvido em tempo hábil, o desgaste das pastilhas pode ainda danificar o disco de freios. Isso gera um problema ainda maior para o funcionamento do veículo, que pode parar de responder ao comando. 

Barulho no ar condicionado 

Assim como em aparelhos de ar comuns em ambientes, ruídos diferentes dos habituais podem indicar falha no equipamento. Além do incômodo climático, problemas no ar condicionado podem resultar na troca de todo o sistema de ar ou em consertos muito caros.

Barulho no para-brisa 

Outro ruído que pode surgir devido ao desgaste de equipamentos é o dos limpadores de para-brisa. Também facilmente perceptível, o barulho aparece quando os limpadores são acionados. Por estar desgastado, o equipamento começa a riscar/arranhar o vidro. 

Sendo assim, para não causar um prejuízo ainda maior, se ouvir esse barulho, já providencie a troca dos limpadores. 

Barulho na dianteira

Por suportar todo o peso do motor, não é difícil que a suspensão dianteira apresente desgastes e, com eles, os ruídos. 

Nesse caso, o barulho na parte da frente do carro também podem sinalizar desgastes em molas, bandejas, buchas da barra estabilizadora ou avarias na bomba d’água. 

Além disso, problemas nos amortecedores e pivôs também podem ser indicados através dos ruídos na dianteira. Desse modo, é necessário uma avaliação mais específica para identificar o real problema. 

Barulho de pancada ao passar em lombadas

Por fim, os amortecedores também podem apresentar problemas sinalizados por seu carro fazendo barulho. Acontece quando, ao passar em uma lombada, você ouvir um barulho semelhante ao de uma pancada no asfalto. Além disso, um ranger das molas sem justificativa também é sinal de problemas nessa região do veículo.

Ficou mais fácil entender as razões do seu carro fazendo barulho? Basta estar atento e manter-se atento para não precisar fazer grandes consertos!


Para conferir mais conteúdos como esse, não deixe de assinar nossa newsletter e receber em primeira mão as novidades aqui do blog!

Deixe uma resposta