Esportivos ou esportivados: conheça as diferenças entre estes dois tipos de automóveis

Por 29 de agosto de 2019Novidades
Esportivados

.Tudo que apresenta um adereço a mais ou alguma vantagem tende a chamar mais atenção e ser mais cobiçado não é mesmo? É exatamente nessa lógica que seguem os modelos esportivos ou esportivados.

Por esse motivo, explicaremos nesse post as características de cada um. De antemão vale adiantar que, às vezes, nem tudo que parece é e isso também acontece no  universo dos automóveis. 

Pronto para entender melhor sobre isso? Continue acompanhando o post e descubra as diferenças entre veículos esportivos e esportivados e entenda qual deles é o mais adequado para seu perfil! 

 

Esportivos

Esse é o modelo que vem com o pacote completo. Afinal, além do design, há quem não abra mão das qualificações técnicas que são o forte desse tipo de automóvel, como a velocidade e a resistência mecânica. No caso dos esportivos, é realmente isto que você irá receber.

Além das condições técnicas, que devem apresentar melhor desempenho comparado às versões simples, o design personalizado também é um dos atributos de quem procura por esse tipo de modelo. 

Nos carros esportivos, além das motorizações mais potentes, os sistemas de freios também são mais robustos e o câmbio, por sua vez, tem resistência maior. Além disso, eles também apresentam relações de marchas mais adequadas e amortecedores projetados para obter mais velocidade nas pistas.

Essa tendência surgiu ainda nos anos 50, onde a grande maioria das marcas participava de competições esportivas. Visando mostrar ao seu público consumidor que seu produto seria mais veloz e resistente que o dos outros competidores.

 

Esportivados

Já nos anos 2000, surgiram os modelos esportivados. Nesse tipo de automóvel, o design que remete às pistas encanta quem ama o estilo esportivo mas não pode abrir mão do custo-benefício. Isso porque, em relação a desempenho, os esportivados não apresentam grandes diferenças em relação aos seus “irmãos de passeio”. 

Eles se diferenciam dos outros modelos, principalmente, por conta do design, que traz rodas maiores, adesivos decorativos, faróis e lanternas escurecidas. Além disso, podem ter faróis auxiliares de neblina, bancos com textura diferente e costuras esportivas.

Automóveis esportivados possuem ainda outras características comuns. Painel de instrumentos e volante diferentes, kit aerodinâmico externo e escapamentos com saída dupla ou maior podem ser algumas delas.

Eles são considerados uma ótima alternativa para quem não está disposto a pagar o valor de um carro esportivo. No entanto, também não quer abrir mão de um automóvel diferenciado. Como a estética é o principal fator de escolha nesse modelo, eles acabam tendo preços semelhantes ou um pouco acima dos modelos tradicionais. 

Em resumo, é exatamente nisso que consiste a diferença entre os dois modelos. Os esportivos realmente trazem uma arquitetura de motor específica para quem quer ganhar desempenho.

Já os esportivados são perfeitos para quem ama o estilo esportivo. Desse modo, encontram na estética desses veículos os atributos que precisam para se satisfazer com o carro sem pagar muito mais por isso.

Gostou do post? Aqui você conheceu o conceitos de esportivos e esportivados e as principais diferenças entre eles. Já conhece o motor THP? No nosso blog tem um conteúdo especial sobre ele, explicando como funciona e quais são os seus diferenciais e vantagens. 


Ademais, lá você também pode entender quais funções da central multimídia do seu carro podem te ajudar no dia-a-dia. Não fique de fora, acompanhe todos os nossos conteúdos no blog de La Cité Peugeot!

Deixe uma resposta