Motor THP: entenda como ele funciona e quais são seus diferenciais

Por 24 de maio de 2019Novidades
Motor THP, da Peugeot

Criado para unir tecnologia e manutenção econômica, o motor THP se tornou um sucesso entre veículos das mais diversas categorias. Afinal, a tecnologia aplicada no modelo faz com que seu componente apresente mais eficiência e um ótimo desempenho nas pistas. Além disso, é considerado como um dos melhores propulsores disponíveis no mercado mundial.

Abaixo te explicaremos como funciona o Motor THP e o que faz dele um diferencial entre os demais modelos de outras categorias. Um ótimo motivo para considerar investir em um Peugeot especialmente nessa nova temporada da marca.

 

O porquê de tanto sucesso

Ele é composto por 16 válvulas com comando de admissão variável e foi pensado com o objetivo de reduzir o atrito no motor. Isso, consequentemente, também na redução da emissão de poluentes e contribui para a economia de combustível.

O primeiro modelo da Peugeot a receber esse tipo de motor foi o Peugeot 3008, pois ele apresentava alta potência e baixa quantidade de cilindradas. Pelo bom desempenho, a Peugeot resolveu equipar também outros modelos da marca: 308CC, 408, 508, RCZ e 308 Feline.

Devido a alta performance do motor, a Citroën também aderiu ao modelo e aplicou em alguns de seus carros, como o Novo SUV Citroën C4 Cactus e Citroën C4 Lounge.

 

O que é o motor THP?

Motor THP está presente no Peugeot 3008

Foto: Peugeot / Reprodução

 

Altamente eficiente e turbinado, ele vai além de agregar valor ao conjunto de cada modelo. Ele também oferece a todos os veículos em que é equipado torque e boa potência. Afinal, o motor conta com diversos sensores para conseguir o bom desempenho. Sensores de pressão de gasolina, de pressão de admissão de ar, de denotação do motor e de rotação são alguns. Além disso, sensores de fase e medição do nível de óleo também podem ser encontrados no THP.

Isso porque ele o motor THP foi elaborado com a união de diversas soluções de engenharia que foram aplicadas no projeto. Além disso, a peça ganhou um complexo gerenciamento eletrônico que contribui para aumentar ao máximo a economia de combustível sem perder a eficiência.

Para que isso fosse possível, foram aplicadas estratégias de injeção e pilotagem de elementos, como uma bomba que integra o componente e um turbo.

 

Como o motor THP funciona?

Motor THP está presente no Peugeot 3008

Foto: Peugeot 3008 / Reprodução

Exemplificando em números como o motor THP funciona, o motor 1.6 de quatro cilindros chega a até 173 cv de potência. Além disso, vai a 6.000 rotações por minuto (RPM) com um torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. Isso faz com que a economia de combustível esteja bem acima do que o propulsor é capaz.

Para entender melhor como cada peça funciona e saber quando algum problema acontecer, você pode se aprofundar em como cada peça funciona em específico. Mas se ainda assim as dúvidas permanecerem, a recomendação é entrar em contato com a concessionária representante da Peugeot na sua região. Desse modo, a equipe poderá inclusive te mostrar na prática como todo o processo ocorre.

Compartilhe esse artigo com quem também deseja economizar combustível sem perder performance no veículo. Além disso, veja a matéria que fizemos sobre o Peugeot i-cockpit. O paniel é considerado a revolução em ergonomia e experiência do condutor. Por conta disso, tem conquistado a aceitação do mercado. Se ainda não conhece, chegou a hora de descobrir um novo modelo de dirigibilidade!


Quer estar por dentro de outras novidades tecnológicas da Peugeot? Basta ficar de olho em  nosso site. Sempre tem um post novo para tirar suas dúvidas e te dar ótimas dicas!

Deixe uma resposta