Novo câmbio de 6 marchas é uma das novidades do Peugeot 208 Griffe EAT6

Por 8 de dezembro de 2017Novidades

A relação do Peugeot 208 com a transmissão automática de quatro marchas era complicada. O câmbio não conseguia extrair o melhor do motor 1.6 e ainda fazia o hatch ter uma baita sede. O divórcio veio. O modelo agora se relaciona com a caixa automática de seis marchas. Ela é japonesa, fornecida pela Aisin, e se chama EAT6. Tem conversor de torque e é velha conhecida da PSA Peugeot-Citroën. O resultado é um hatch bem mais disposto, com trocas suaves e bom de dirigir. E o consumo? Bom, todo casamento tem suas crises…

A transmissão consegue tirar o melhor que o motor 1.6 fl ex de 118 cv tem a oferecer. As marchas de mais torque, especialmente a primeira, são bem curtas e dão agilidade ao carro na cidade. Já as mais altas seguem a fórmula adotada no 2008 e também no Citroën C3. A quinta marcha é longa (0,85:1) e a sexta funciona como overdrive para otimizar o consumo na estrada.

EXAGERADOS

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro (PBEV), com etanol, Peugeot faz 7,7 km/l em trecho urbano e 9,3 km/l na rodovia. Com gasolina, a medição fica em 11 km/l e 13,2 km/l, respectivamente. Os números são discretamente melhores que com o antigo câmbio. Durante nossa avaliação, em circuito misto com predomínio de estradas, o computador de bordo nunca marcou 10 km/l. Nem com gasolina… A caixa ainda traz os modos Eco e Sport, no entanto, o comportamento muda muito pouco ou quase nada.

E não é só o câmbio que é novo no 208. A Peugeot dá uma nova central multimídia ao hatch. Ela tem 7”, é mais moderna, muito fácil de mexer, tem boa resolução e ainda é compatível com compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play. O sistema se junto ao charmoso volante com diâmetro reduzido de ótima pegada. A cabine, ou i-Cockpit, se destaca também pelo acabamento com partes em preto brilhante e outras com uma espécie de cromado. O teto panorâmico de 0,66 m? é outro item que valoriza o interior.

Lá dentro, você ainda vai encontrar ar-condicionado digital duas zonas, seis airbags, Isofi x e direção elétrica. Só que tudo isso tem um preço. A primeira versão que a EAT6 aparece na gama do 208 é na Allure, de R$ 65.990. Mas aqui falamos da confi guração topo de linha, Griff e, de exagerados R$ 70.490.

O i-cockpit tem uma nova central multimídia com tela 7”. Os comandos são sensíveis ao toque. Há apenas um botão: o de desligar

EM NÚMEROS

PREÇO: R$ 70.490
MOTOR: Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.6, 16V
POTÊNCIA: 118 cv a 5.750 rpm
TORQUE: 16,1 mkgf 4.000 rpm
TRANSMISSÃO: Automática, 6 marchas
SUSPENSÃO (D/T): McPherson / eixo de torção
FREIOS (D/T): Discos ventilados/Tambor
RODAS E PNEUS (D/T): 195/55 R16
DIMENSÕES: 3,97 m (comprimento) / 2,54 m (entre-eixos) / 1,70 m (altura) / 1,47 m (largura)
PESO: 1.200 kg
PORTA-MALAS: 285 litros
TANQUE: 55 litros

 

Fonte: Car and Driver Brasil

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