RPM do motor: o que é, para que serve e como influencia na performance do veículo

Por 21 de novembro de 2019Novidades
Rpm do motor

O painel automotivo é repleto de itens que se bem observados podem ajudar o condutor a conhecer melhor seu veículo e seu modo de dirigir. Isso pode resultar em otimização de combustível e melhora de performance. Um desses itens é o RPM do motor ou contagiro, que você vai conhecer e entender melhor nesse post.

Você sabe o que é o RPM do motor, qual a sua função e como ele pode contribuir nas questões citadas acima? Continue acompanhando o texto e confira!

O que é o RPM do motor?

Dentro do funcionamento do motor, o pistão desce e sobe constantemente completando um ciclo, que se torna um giro no virabrequim. Esse movimento constante é contabilizado e é justamente aí que se encaixa o RPM do motor. Exatamente por isso que ele também recebe o nome de contagiro. 

É ele o responsável por informar o número de rotações por minuto, contribuindo para a performance do carro e do motorista, indicando o momento certo de trocar marcha controlando a velocidade. 

Como funciona

Dentro do painel do carro, o indicador do RPM do motor ou contagiro, possui um apontador que vai do 1 ao 8 na maioria dos carros. Além disso, conta com uma estampa com x1000, representando que o número apontado é multiplicado por mil. Já em relação aos símbolos, eles possuem três cores:

Verde 

Indica que está tudo sob controle, a rotação está correta e a aceleração também;

Amarelo 

A rotação está fora do ideal e isso pode acabar exigindo mais do motor;

Vermelho 

Algo está errado, o que pode ser perigoso para o motor. No entanto, esse excesso de giros é permitido em casos de ultrapassagem ou outros momentos que precisam de maior esforço do motor.

Para que tudo isso funcione de maneira correta, entretanto, é necessário ir além do excesso de velocidade. Isso porque em muitos casos o problema é causado pela troca errada de marchas. Consequentemente, isso pode causar danos graves ao motor, ainda que o RPM do motor esteja no indicador amarelo.

Benefícios do RPM do motor 

Para quem resolve observar e entender o RPM do motor, ele pode ser um grande aliado. Isso porque é através dele que você vai controlar a velocidade e com isso não forçar o motor. Desse modo, se não forçar o motor em excesso, menos combustível será gasto. 

Além de favorecer seu bolso, você ainda evita que a falta de cuidado gere danos ao motor. Em todo caso, quem dá a devida atenção e busca conhecer melhor os componentes do veículo sai na frente e favorece o desempenho do carro.

 Sendo assim, esteja atendo aos detalhes do seu carro e busque realizar a manutenção.

Conseguiu entender melhor sobre o RPM do motor? Agora é só passar a observar e fazer dele seu aliado para um melhor desempenho do veículo. Você já conhece o motor THP? Sabe quais são os benefícios dele para o seu carro? Saiba mais clicando aqui


Esses e outros conteúdos você confere no nosso blog de La Cité, não deixe de acompanhar nossas novidades!

Deixe uma resposta