Valor do seguro do carro: entenda como é calculado!

Por 9 de janeiro de 2020Novidades
valor do seguro do carro

Uma série de detalhes merecem atenção na hora de adquirir um automóvel, e o valor do seguro do carro é um deles! Como esse valor é calculado? Será que realmente vale a pena? A quais benefícios tenho direito de acordo com o valor proposto? A cautela na hora de fechar negócio pode proteger o seu bolso e te ajudar a fazer a melhor escolha.

Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe este post e descubra tudo sobre o cálculo do valor do seguro do carro. 

O perfil do condutor

No processo de contratação de uma seguradora, geralmente é feito um questionário para entender o perfil do cliente. Esse questionário é chamado de índice de sinistralidade. Nele serão analisados fatores de risco como a possibilidade do veículo sofrer acidentes ou ser roubado. 

A partir disso, é feita uma projeção dos valores que seriam gastos com esse assegurado considerando os riscos. Além deles, serão considerados também fatores pessoais como a idade, experiência na direção, filhos maiores de 18 anos e até mesmo se o condutor é casado.

Nesse último critério, por exemplo, é considerado que esse perfil tende a ser cauteloso. Por esse motivo, o valor do seguro do carro pode diminuir. 

Modelo do carro

Ao contrário do que se pensa, esse critério não está diretamente relacionado com o valor e tamanho do carro (apesar de também contar com esse fator), mas principalmente com os riscos. 

Primeiramente, considera-se os fatores externos que já foram citados acima. Logo após, é considerado o valor que seria gasto pela seguradora de acordo com o modelo do carro. Para isso, são analisados também os índices de risco do veículo em questão. 

Ademais, roubos, incêndios e colisões são analisadas em formas gerais. Ou seja, tanto proprietários de carros de luxo quanto de carros populares pagam valores semelhantes em relação a esses quesitos. 

Prioridades de cada cliente

Neste ponto, além das questões básicas, é chegada a hora de calcular o valor de acordo com o que cada cliente considera importante. Desse modo, alguns podem optar por coberturas básicas, que atendem casos de incêndio e roubo, até coberturas em que o seguro assiste a terceiros e passageiros. 

Como as opções de contratação são diversas, é necessário atentar-se ao serviços que são ofertados por cada cobertura para ter certeza do modo como seu dinheiro está sendo investido pela seguradora. 

A escolha da franquia 

A franquia é o investimento referente ao valor que será pago pelo segurado. Ele é acionado pela seguradora para o reparo de colisões, e seu valor está diretamente ligado ao valor do seguro do carro. Afinal, quanto maior for o valor da franquia, maior será o valor do seguro. 

Por isso, avalie bem as condições antes de escolher a franquia, pois existem diferentes tipos de franquia onde os valores podem se igualar, aumentar e até inverter.

Localização 

Ademais, o valor do seguro pode ser calculado e variar também de acordo com a localização da residência do proprietário e seu local de tráfego. Locais com maiores índices de roubos e acidentes acabam influenciando no valor do seguro do carro. Quanto maiores forem considerados os riscos da região, maior será o valor cobrado para assegurá-lo. 

 

E então, conseguiu entender melhor como o valor do seguro é calculado? Tire outras dúvidas como essa em nosso blog! Diversas curiosidades e novidades sobre o universo automotivo te esperam por lá. 


Deixe uma resposta