Novidades

Quanto tempo dura um pneu? Descubra a hora certa de trocá-lo

Por 10 de outubro de 2019 Nenhum Comentário
Quanto tempo dura um pneu - pneus e aros empilhados

Condições das vias de tráfego, potência e peso do veículo, tipos de condução e cuidados na manutenção da peça. Vários fatores podem interferir na durabilidade de um pneu. Portanto, não dá para determinar exatamente quanto tempo dura um pneu, mas é possível descobrir quando chegou a hora trocá-lo.

Então, selecionamos abaixo algumas informações essenciais para você descobrir o momento certo. Confira!

 

Como saber a hora de trocar o pneu?

Apesar de não ser possível saber exatamente quanto tempo dura um pneu, é possível descobrir a hora de trocá-lo através do TWI. O Tread Wear Indicator (TWI) são pequenas barras de borracha, localizadas na banda de rodagem, que servem como indicadores que “avisam” quando o pneu deve ser trocado.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pneu deve ser substituído quando os sulcos da banda de rodagem chegarem a uma marca inferior a 1,6 mm. Isso pode ser observado comparando o desgaste da banda de rodagem com a altura do TWI.

No entanto, se o pneu apresentar alguma deformidade, como bolhas, ele deve ser substituído logo, independente do que o TWI esteja indicando.

 

O que observar na hora de escolher um novo pneu?

O pneu se desgastou e chegou a hora de trocá-lo? Nesse momento podem surgir inúmeras dúvidas sobre como escolher a roda adequada para o seu veículo. Por isso recomendamos que, primeiramente, o proprietário do carro busque a assistência técnica da marca. Afinal, o melhor pneu para o seu veículo é o que veio com ele, instalado da fábrica.

Além disso, é importante lembrar que na faixa lateral do pneu estão presentes algumas informações. Elas devem ser consideradas na hora da troca.

Outra coisa a se observar é a descrição de serviço. O recomendado é optar por um pneu que tenha a descrição de serviço maior, ou igual, ao original homologado pela montadora.

 

Cuidados para conservação de pneus

Agora que você já sabe quanto tempo dura um pneu e como escolher um novo, aqui vão alguns cuidados que podem te ajudar a prolongar a vida útil deles:

  • Faça rodízio

O rodízio periódico entre os pneus de um carro é importante para igualar o nível de desgaste em todos. Essa medida pode contribuir para o equilíbrio da estabilidade do veículo.

  • Mantenha os pneus na pressão correta

A pressão do pneu deve ser mantida de acordo com o indicado no manual do carro. Esse cuidado é de extrema importância. Além de contribuir para a manutenção da durabilidade do pneu, ele pode evitar o aumento no consumo de combustível.

  • Calibre e alinhe os pneus

Sentiu que o pneu está puxando para um dos lados ou apresentando outro “comportamento” estranho? Verifique o alinhamento. Isso pode evitar o desgaste anormal das rodas.

Além disso, recomenda-se calibrar os pneus com regularidade, buscando sempre manter a pressão recomendada pelo fabricante. Seguindo esses cuidados de conservação você pode fazer seu pneu durar mais tempo.

Se você gostou deste post, confira outros textos do nosso blog e descubra novas formas de cuidar do seu veículo!